Connect with us

Adolescentes

Obedeça aos pais

Publicado

em

INTRODUÇÃO

Neste artigo, você terá a oportunidade de aprender sobre a obediência aos pais. Descobrirá porque existem as regras e as recompensas para aqueles que obedecem aos seus pais.

Por que tenho que obedecer?

Quantas vezes você já não se sentiu pressionado diante das cobranças dos seus pais, da igreja, e dos professores? Talvez já tenha esbravejado “Estou cheio das regras. Não vejo a hora de completar os meus 18 anos e me tornar independente!” Mas até que ponto você está certo, e eles errados? Você sabia que a obediência é um princípio básico para os filhos que querem ser abençoados por Deus? O apóstolo Paulo escreveu: “Filhos, o dever cristão de vocês é obedecer ao seu pai e à sua mãe, pois isso é certo” (Ef 6.1).

Deus concedeu aos pais a responsabilidade de educar os filhos e ensinar-lhes os seus mandamentos. As cobranças e proibições em casa são, na maioria das vezes, necessárias para que sirvam de alerta. A colocação de um radar, por exemplo, obriga o motorista a respeitar a velocidade. Uma simples placa de advertência, às vezes, não é suficiente para fazer muitos motoristas obedecerem. Do mesmo modo, alguns pais precisam ser mais exigentes com os filhos para que Ihes obedeçam. Por isso, compreenda os seus pais. O rigor usado por eles é para o seu próprio bem.

Às vezes os pais se excedem. Porém, a intenção deles é ajudá-lo. Procure honrar os seus pais, mesmo quando perceber que estão errados. Você pode expressar suas opiniões, mas não deve desrespeitá-los.

O preço da desobediência

Deus nunca obrigou o homem a seguir a direção por Ele estabelecida. Porém, andar fora da direção de Deus é uma loucura. Deus nos fez com o propósito de ser criaturas dotadas de livre-arbítrio. Ele respeita nossa liberdade de escolha, mesmo que façamos a escolha errada. Ele não força as pessoas a se conformarem com sua vontade, mas cada pessoa precisa ter consciência das consequências que virão se essas escolhas forem erradas. Por isso, tenha bastante cuidado.

Recusar a obediência significa caminhar para o caos. Como filho, você tem o dever de obedecer aos seus pais em tudo o que é moralmente bom e que faz parte da responsabilidade estabelecida por Deus. A desobediência traz consequências terríveis. Quantos filhos foram presos, sofreram acidentes ou até morreram por não ouvirem os conselhos dos pais. Por isso, aprenda o princípio da obediência.

Enquanto você estiver debaixo da autoridade dos seus pais, deve obedecer-Ihes. Mesmo quando adquirir completa liberdade de ação ao alcançar a maioridade, seus pais conservam o direito de exortá-lo à prática do bem.

Princípios vitais em relação aos pais

Há, pelo menos, três princípios bíblicos que devem ser observados e praticados pelos filhos em relação aos pais: a obediência, o amor e a honra. Esses princípios estão interligados. Um não existe sem o outro. Veja o que escreveu o apóstolo Paulo sobre isso: “Filhos, o dever cristão de vocês é obedecer ao seu pai e à sua mãe, pois isso é certo. Como dizem as Escrituras: “Respeite o seu pai e a sua mãe.” E esse é o primeiro mandamento que tem uma promessa, a qual é: “Faça isso a fim de que tudo corra bem para você, e você viva muito tempo na terra” (Ef 6.1-3).

a) A obediência. O apóstolo mostra que a obediência aos pais é um mandamento. Portanto, pode-se dizer que a obediência é um princípio básico para uma vida cristã saudável.

Os pais estão capacitados para ensinar aos filhos o caminho que devem seguir. Eles estão habilitados em orientá-lo na maior parte das circunstâncias, pois passaram por muitas experiências na vida. Veja o que o livro de Provérbios ensina: “A beleza dos jovens está na sua força, e o enfeite dos velhos são os seus cabelos brancos” (Pv 20.29). Os cabelos brancos representam a sabedoria e a experiência que os pais possuem. Os filhos, que aceitarem ser guiados por seus pais e obedecerem aos seus princípios, evitarão muitos erros e transtornos em suas vidas.

b) O amor. O amor é indispensável para alcançarmos o princípio da obediência. Sem ele, é impossível alguém conseguir obedecer. Obedecer significa sujeitar-se às exigências ou às normas estabelecidas pelos nossos pais (Pv 12.1). Amar não é uma opção, e sim um mandamento. Quem é capaz de amar também é capaz de obedecer. Por isso, aprenda a amar e a praticar o amor.

c) A honra. Honrar aos pais é algo mais do que um mandamento. É uma demonstração de amor e fidelidade. Portanto, aprenda a dirigir-se aos seus pais gentilmente, sem grosseria ou sarcasmo. Ouça o que eles têm a lhe dizer. Um bom filho que honra aos seus pais é capaz de obedecer em tudo sem retrucar e não se opõe a ajudar nas tarefas do lar.

Quem obedece aos pais encontra o caminho da vida. Portanto, se você deseja ser abençoado por Deus e ter a sua vida prolongada na terra, aprenda a obedecer, amar e honrar aos seus pais.

 

 

Postado por Pb. Ademilson Braga

 

Compartilhe!
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos

Copyright © Seara de Cristo - Todos os direitos reservados