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Anunciando ousadamente a Palavra de Deus

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INTRODUÇÃO

Como a situação moral e espiritual de Judá era crítica, Deus ordenou ao seu profeta que se postasse na porta do Santuário; e, aqui, entre os adora­dores e os ministros do altar, proferisse um duríssimo sermão. Era o derradeiro alerta à casa de Israel.
Se os filhos de Is­rael não viessem a se arrepender de suas apostasias, haveriam eles de ser entregues aos caldeus que Ihes destruiriam as cidades, profanariam Jerusa­lém e deitariam por terra o mais caro de seus símbolos: o Templo Sagrado.
Infelizmente, as palavras de Jeremias caíram em ouvidos moucos e enfermos. Achavam os judeus que, pelo fato de estar a Casa de Deus entre eles, nenhum mal os alcançaria apesar de seus pecados.

JEREMIAS É CHAMADO A PREGAR NA PORTA DO TEMPLO

Por que a porta do Templo? Não seria mais cômodo o altar? Ou a praça central de Jerusalém? Por que teria o profeta de procla­mar a Palavra de Deus num lugar nada convencional?
O ambiente da prega­ção.
Era grave a situação de Judá. Jeremias, por conseguinte, não dispunha de tempo para expor um sermão diferençado aos sacerdotes, nem uma mensagem mais apropriada ao povo. Ele deveria proclamar a Palavra de Deus a todos os filhos de Judá (Jr 7.1,2). Por isso, ordenou-lhe o Senhor que se pusesse ele na porta do átrio exterior, pois assim teria acesso também ao átrio inter­no. E todos haveriam de lhe ouvir perfeita­mente a voz.
Quão espinhosa era a missão do pro­feta!
Nossa respon­sabilidade.
Nestes últimos dias, insta-nos o Senhor a expor a sua Palavra tanto ao mundo quanto à Igreja. Esta é nossa responsa­bilidade.
Proclamemos toda a Pala­vra de Deus enquanto é tempo. Confirmemos o restante que está por morrer (Ap 3.2). Se compac­tuarmos com o mundo, como nos haveremos diante do Cordeiro?
Sua igreja, obreiro, sabe que Cristo, em breve, virá buscar os santos? Suas ovelhas primam por uma vida de santidade como está escrito em 1 Pedro 1.15, “sede vos também santos em toda a vossa maneira de viver”? Ou se acham sem o azeite do Espirito para, recepcionar o Noivo? Proclame a Palavra de Deus com amor, ousadia e integridade (At 20.27).

A MENSAGEM DE JEREMIAS

O alcance da mensagem de Jeremias. O profeta energicamente inclusivo: do sumo sacerdote ao menor dos adorado­res, todos são conclamados ao ar­rependimento: “Melhorai os vossos caminhos e as vossas obras, e vos farei habitar neste lugar” (Jr 7.3).
O chamado ao primeiro amor.
Não está o Espírito Santo a conclamar-nos a voltar ao primeiro amor? (Ap 2.4,5). Obedecerá você a voz de Deus? Chorará aos seus pés até que lhe seja restabelecida a plena comunhão com o Cristo? Não há alternativas! Como escaparemos nós se negligenciarmos tão grande salvação? (Hb 2.3; 1 Pe 4.17).

JEREMIAS COMBATE A TEOLOGIA DO TEMPLO

Apesar das provações que, em breve, abater-se-iam sobre Judá, os judeus recusavam-se a ou­vir a Palavra do Senhor. Rebatendo as advertências do profeta, alega­vam: “Templo do Senhor; Templo do Senhor; Templo do Senhor é este” (Jr 7.4).
A teologia do Templo.
Acreditavam eles que o Senhor jamais permitiria que Jerusa­lém fosse destruída, porque nela encontrava-se o Santo Templo. Como, pois, consentiria Ele na profanação da Cidade Santa? Afinal, o Templo custodiava-Ihe a arca e perenizava-Ihe o nome. Por isso, pressupunham-se, arrogantemen­te, seguros.
A desmistificação da teo­logia do Templo.
Jeremias rebate energicamente a ilusória teologia. O compromisso de Deus não é com os símbolos ou com os ícones que o homem sedento de glória teima em criar; seu compromisso é com os que lhe guardam a Palavra e observam-lhe as alianças. Se lhe ouvirmos a voz e lhe observarmos os mandamentos, certamente Ele cumprirá a sua parte no concerto que firmou com o seu povo (Dt 4.40). Todavia, se lhe desconside­rarmos as ordenanças, arcaremos com todas as consequências de nossa rebeldia (2 Tm 2.12).
O comportamento re­provável dos judeus.
Iludidos pelas falsas premissas de sua teologia, os judeus puseram-se a andar de apostasia em apostasia. Desprezavam a Deus. Adoravam as abominações dos gentios. E já mal­tratando os pobres e espezinhando os estrangeiros, em nada diferiam dos pagãos. Viviam como se lei não existisse. Adulteravam, rou­bavam e sangue inocente, derra­mavam. Depois, escarneciam dos mensageiros de Jeová. Em malda­des, excediam as nações vizinhas. Como se nada tivesse acontecido, punham-se a exclamar: ‘Templo do Senhor; Templo do Senhor; Templo do Senhor é este”,

A LIÇÃO DE SILÓ

Buscando demovê-Ios daquela falsa segurança, declara-Ihes Jeremias que ao Santo Templo estava reservado um destino semelhante à tenda de Siló, onde o nome do Senhor fora celebrado por longo tempo (Jr 7.14,15). Assim como aquele tabernáculo fora arruinado, arruinado também seria o Santo Templo em Jerusalém.
As teologias modernas.
Muitas são as teologias que estão sendo erguidas para afrontar o Cordeiro. Tais aleijões vêm in­duzindo os fiéis a blasfemarem contra Deus e a se portarem irreve­rentemente diante do Cristo. Como se tudo isso não bastasse, somos assaltados ainda por arremedos homiléticos e litúrgicos, cujo único objetivo é corromper a sã doutrina, profanar o culto, espoliar os santos e deixar os pastores fiéis e verdadeiros em dificuldades. O sangue de Jesus tem poder!
O perigo de nossos triunfos.
Que Deus nos guarde de nossos triunfos e monumentos! À semelhança dos contemporâneos de Jeremias, podemos ser tentados a presumir sejamos poderosos em nós mesmos. Não! A nossa força vem daquEle que se fez fraco por amor de nós. Se andamos de vitória em vitória é porque Cristo está à nossa frente.
O Senhor não trabalha com monumentos; trabalha com homens, mulheres, jovens e crianças que se dispõem a servi-Lo e a viver somente para Ele.

CONCLUSÃO

Se os filhos de Judá se arrependessem de suas apostasias, o Senhor não os expulsaria da formosa terra nem permitiria fossem eles destruídos. Infelizmente, não perceberam o tempo de sua visitação.
Dias de trevas se aproximam! Como poderemos subsistir se não atentarmos com diligência à Palavra de Deus?

Preparemos-nos para a volta de Nosso Senhor!

 

Postado por: Pb. Ademilson Braga

 

 

 

Postado por: Pb. Ademilson Braga

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