Artigos
Beco sem saída
Você já se encontrou numa situação na qual não viu nenhuma luz no fim do túnel ou, pior ainda, você está nessa situação hoje em alguma área de sua vida? Tenho uma boa notícia para você! A Bíblia, a Palavra de Deus, pode ajudá-lo nessa hora difícil. O texto de II Crônicas 20 narra a história do rei Josafá. Ele estava encurralado pelo grande e terrível exército inimigo da Síria, que marchava na direção dele impiedosamente para matar os homens, mulheres, jovens, crianças e até os animais e depois despojar o povo de Deus e incendiar a cidade. Josafá sentiu-se totalmente sem forças para resistir (v.12). Mas, como Josafá fez para enfrentar esse beco sem saída? Faça o mesmo e verás que Deus está no “beco”.
1 – Peça socorro a Deus em oração e jejum (v.3 e 4). A primeira coisa a fazer é colocar o assunto diante daquele que pode tudo e é o Senhor do impossível. Josafá não apenas pediu socorro, mas jejuou também. Jejum é uma abstinência material, pode ser de alimento, sono, trabalho, televisão, doce, etc. O propósito do jejum é espiritual e alimentar a alma para ouvir mais nitidamente a voz de Deus ao coração.
2 – Dependa totalmente de Deus (v.6 e 12). Josafá acreditou que a força e o poder estão em Deus e que Ele domina sobre todos os reinos. Ele não firmou os olhos no inimigo nem no povo que estava com ele, mas no Deus vivo e poderoso.
3 – Acerte sua vida (v.9). Pecado na vida atrai maldições e a vitória do adversário, por isso deve-se sempre acertar a vida diante de Deus, se arrepender dos pecados e abandoná-los para alcançar misericórdia e a graça do perdão divino.
4 – Aguarde a resposta do Senhor (v.13-17). Depois do conserto Deus sempre manda o seu recado. Deus disse para Josafá não temer, porque a peleja não era dele, mas do Senhor Deus dos exércitos.
5 – Seja capacitado para enfrentar o adversário (v.18-21). Deus capacitou Josafá e pode capacitá-lo.
6 – Lute como Deus determinou (v.22-30). Às vezes, Deus manda lutar mesmo, mas aqui no texto o povo apenas adorou e Deus e Ele interveio, destruindo os inimigos.
7 – Persevere depois da vitória (v.26-28). Josafá não fez como muitos hoje fazem, abandonando a Deus e recorrendo a Ele apenas nos apertos da vida, mas perseverou em adoração, se alegrou sobremaneira em Deus e não abandonou o Senhor.
Depois disso o reino de Josafá teve paz e os demais inimigos temerem muito o povo de Deus. Saiba de uma coisa: não existe beco sem saída para quem anda com Jesus, o filho do Deus vivo. Que Ele o abençoe!
Extraído
Autor: Pr. Antônio Carlos F. Menezes
Postado por: Pb. Ademilson Braga