Artigos
O que é vida?
Existem realidades que o seu coração precisa guardar. A fé cristã não é uma filosofia, como muitos imaginam, não é um conjunto de doutrinas. A fé cristã é muito mais, é o nosso relacionamento com Jesus. Quando descobrimos Jesus como a Pessoa que a Bíblia inteira destaca, devemos escolher como responder a Ele.
Para você construir uma vida firmada na rocha, é preciso seguir as instruções de Jesus. Comece, hoje, a considerar essas verdades, mas acima de tudo a verdade que liberta. Qual é a verdade que liberta? É a que você conhece e pratica. Não adianta conhecer apenas no intelecto, não adianta ter o conhecimento apenas na sua cabeça, mas você tem que transformar todos esses conhecimentos em práticas na sua vida, vivenciar o conhecimento da Palavra na sua vida. Quando você começa a caminhar segundo os princípios da Palavra de Deus, um fardo é arrancado e você pode viver e dizer: “A vida é bela!” A vida é bela dentro da Palavra de Deus, mas fora dela ela é horrível.
Por isso, hoje é o momento, mais do que nunca, de você parar e analisar a maneira como você tem vivido, se dentro ou fora das Escrituras, da vontade do Pai. Creia, ninguém pode viver feliz longe de Deus, ninguém pode ter paz longe dele. Só com Ele podemos verdadeiramente alcançar a felicidade e a paz que excede todo entendimento.
Em Tiago, capítulo 4, verso 14, lemos: “Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa”. Que é a vossa vida? Não há um ponto final para as respostas a essa pergunta, estas não têm um fim em si mesmo. “Por que você vive?” “Eu vivo porque vivo”. “Para que você vive?” “Eu vivo para trabalhar”. “Você trabalha por quê?” “Trabalho para ganhar dinheiro”. “Ganhar dinheiro para quê?” “Para sobreviver, comprar alimentos, roupas, pagar as minhas despesas”. “Mas por que você precisa se alimentar?” “Para ter saúde”. “Para que saúde?” “Para viver”. “Viver para quê”? Respostas e perguntas ao ciclo da vida. Mas será que a vida se resume a isso? Há uma diferença entre existir e viver, muitos podem conjugar a existência com o sentido de vida. No evangelho de João, capítulo 10, verso 10, Jesus disse que Ele veio para que tivéssemos vida e vida abundante, contudo a nossa vida é como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. Esse instante pode ser 100 ou 20 anos.
Você pode errar em muitas coisas, mas se você errar no sentido da vida, aí sim, nada fará sentido. A vida é bela quando se tem Jesus, mas quando não se tem, ela torna-se um horror, sem motivo, e por causa disso muitos desistem da vida, perdem a vontade de viver. As tribulações, angústias, dores e decepções tornam-se um fardo sem Cristo, mas com Ele podemos colocar tudo isso em suas mãos, podemos trocar o nosso fardo pesado com o dele que é leve (Mt 11.28-30).
Jesus é o nosso exemplo a ser seguido. Ele tem uma vida reta, irrepreensível, Ele é puro, perfeito, justo, verdadeiro. E muito mais o Senhor Jesus é, Ele veio ao mundo e viveu as nossas aflições.
Postado por: Pb. Ademilson Braga