Connect with us

Artigos

A adúltera

Publicado

em

“…a adúltera anda à caça de preciosa vida.”  (Pv 6:26).

“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;
…Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” (Gn 1:26-27)

Introdução

Não são poucos os que sempre questionam acerca do motivo de tantos homens e mulheres, piedosos servos de Deus, pregadores, pais de família, em grande escala, tem sido derrubados pelo diabo. Outros, por vezes, se vêem em situações catastróficas, em verdadeiros laços do inimigo.
Nesta mensagem Deus irá desvendar alguns segredos importantes para a sua vida.

Leia com atenção e seja mais vitorioso(a) em sua vida espiritual.

I – Por que o Diabo nos odeia tanto?
Fomos criados a imagem e semelhança de Deus, algo desejado por satanás quando este ainda tinha um alto posto no céu. Ele tentou, por usurpação, ser semelhante ao altíssimo. MAS NÃO PÔDE! Não lhe foi permitido, sendo determinada então, a sua irrevogável condenação.

“Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! como foste lançado por terra tu que prostravas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono; e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte; subirei acima das alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. Contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo.” (Is 14:12-15).

O querubim ungido, caído, tornou-se conhecido como Belial, ou Satanás. E no Velho Testamento, Satanás se tornou um tipo da adúltera. “…a adúltera anda à caça de preciosa vida.” (Pv 6:26).

Ele tornou-se um sedutor, seduzindo as pessoas para o pecado e a escravidão.
A adúltera – Satanás – irá à caça da vida preciosa! Em outras palavras, ela vai atrás daqueles que são os mais amados, os de maior valor para Deus.

A palavra “preciosa” significa: “de valor, amada, altamente estimada.
Satanás vem como um leão que ruge, buscando, procurando as vidas preciosas para devorar. A adúltera nos odeia  por mais motivos:

Além de sermos a imagem e semelhança do Criador, somos chamados de “a menina de seus olhos”, tal é a importância e cuidado que Deus tem por cada um de seus filhos gerados em Cristo. Por isso, ela, “a adúltera”, quer matar, roubar e destruir, a tudo e a todos, principalmente aqueles que já foram regenerados em Cristo. Que o Senhor a repreenda!

II – Saiba, você é uma vida preciosa para Deus!

“Porque a porção do Senhor é o seu povo; Jacó é a parte da sua herança.
Achou-o numa terra deserta, e num ermo de solidão e horrendos uivos; cercou-o de proteção; cuidou dele, guardando-o como a menina do seu olho.” (Dt 32:9,10).

“Pois assim diz o Senhor dos exércitos: Para obter a glória ele me enviou às nações que vos despojaram; porque aquele que tocar em vós toca na menina do seu olho”. (Zc 32:8).

“ Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras.” (Ef 2:10). Leia ainda: (Jo 1:12 – 3:16).

III – Ela não age sozinha!

Antes de o querubim ungido ter sido rebaixado de sua alta posição, ele percorreu todo o reino de Deus e assediou um terço dos Seus anjos . Aqueles que ele capturou através do orgulho ou do engano foram expulsos do céu com ele. Não pense nem por um instante que ele tenha conseguido ganhar e enganar os menores dentre eles. Acredito que a maioria deles era exatamente como ele próprio, ou seja, eram selecionados, como a Estrela da Manhã. Ao lhes fazer uma abordagem, conseguiu enganar os mais talentosos, os mais úteis deste grupo de apaixonados e impetuosos ministros do Senhor.

Para que sejamos vitoriosos na vida espiritual com Deus, precisamos neste momento, definitivamente, entender no que consiste essa batalha contra este adversário de tantas faces, incansável e implacável, que tem abatido vidas, destruído famílias e levado até mesmo grandes homens de Deus ao fracasso e à morte.

Iremos analisar a seguir, à luz da Palavra de Deus, alguns exemplos de vidas que foram caçadas pela adúltera. Algumas delas foram achadas, manchadas e destruídas, outras deram um exemplo de fé, coragem e fidelidade, não cedendo nem deixando-se dominar ou enlaçar pelas suas seduções e armadilhas.

A) Sansão – O nazireu de Deus

Sansão, antes um poderoso profeta de Deus, acabou no cárcere de Satanás! Começou como um filho de Deus abençoado, escolhido, dirigido pelo seu Espírito. “…deu a mulher à luz um filho e lhe chamou Sansão; o menino cresceu, e o Senhor o abençoou. E o Espírito do Senhor passou a incitá-lo…” (Juízes 13:24,25).

Mas Sansão acaba como escravo da sua lascívia. Negligencia tudo e é colocado em um cárcere.

“Então, os filisteus pegaram nele, e lhe vazaram os olhos, e o fizeram descer a Gaza; amarraram-no com duas cadeias de bronze, e virava um moinho no cárcere” (Juizes 16:21).

A queda de Sansão para a escravidão e o cárcere, é um exemplo para nós – para temer e aprender. A adúltera não descansa e não desiste de procurar a preciosa vida.
Paulo disse: “Estas cousas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado”
(I Cor. 10:11).
O que Deus está dizendo é o seguinte: “Olhe a vida de Sansão, e aprenda pelos seus erros. A história é real; foi preservada na Bíblia para lhe ensinar.”
Vamos pois, analisar o porque este jovem bom e espiritual pôde acabar de um modo tão deplorável, cego e indefeso.

Sansão foi educado desde o berço como nazireu, o que significa que foi ensinado e treinado para evitar qualquer contato com tudo que fosse mal ou corrupto. Foi ensinado a não tocar nenhum tipo de álcool. Ele deveria ser separado totalmente para Deus – separado de tudo que estivesse relacionado com a morte. Desde a infância, os seus pais o doutrinaram a respeito de sua vocação divina para quebrar a escravidão de Israel aos filisteus. Eles eram o inimigo – os inimigos de Deus! Ele foi educado no temor de Deus, e sabia muito bem que não podia tocar o mal, e especialmente que não deveria jamais se misturar com o maligno povo filisteu. Nenhum jovem foi mais bem ensinado quanto ao seu chamado e ao seu propósito na vida. Ninguém foi prevenido de modo mais claro quanto ao perigo de se envolver com os ímpios. O Espírito de Deus havia lhe instruído para ser separado e limpo. Mas mesmo assim, Sansão se dirigiu diretamente ao território inimigo e fornicou com uma meretriz filistéia. “Sansão foi a Gaza, e viu ali uma prostituta, e coabitou com ela” (Juizes 16:1).

Todos os anos de educação e separação – todas as advertências quanto à miscigenação – todas as horas de ensino – tudo virou fumaça devido a um ato teimoso de luxúria! Todos os anos de conhecimento acurado não puderam evitar que ele seguisse a sua sede de sensações novas.
A Bíblia adverte: “Sendo …soberbos, presunçosos, inventores de males… desobedientes aos pais e às mães… os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem” (Rm. 1:30-32).

Sansão teve sua experiência com a meretriz, olhou pela janela e viu problema. O inimigo havia cercado a casa da meretriz e havia planejado aguardar até chegar a manhã e matá-lo. Ele caíra em uma armadilha.
Mas de algum jeito Sansão escapou. “Porém Sansão deitou-se somente até a meia noite. Então se levantou, pegou nas portas da cidade, com ambos os umbrais, e juntamente com a tranca as arrancou. Pondo-as sobre os ombros, levou-as para cima até o cume do monte…” (Juizes 16:3).
Visualize Sansão, à meia noite, após um ato de prostituição – arrastando as portas do diabo para cima do monte, pensando consigo: “Vou mostrar ao diabo que ele não me prendeu na armadilha. Ele não vai conseguir me pegar e me prender à uma meretriz! Vou simplesmente sair e voltar para o meu Deus e esquecer este pequeno episódio! Sem problema! Foi só essa vez!”

A Bíblia diz:

“Visto que não se executa logo o juízo sobre a má obra, o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto à prática do mal” (Ecles. 8:11).

Davi escreveu:

“A transgressão fala ao ímpio no íntimo do seu coração: Não há temor de Deus perante os seus olhos. Pois em seus próprios olhos se lisonjeia, e diz que a sua iniquidade não há de ser descoberta nem detestada. As palavras da boca são malícia e engano; deixou de entender e de fazer o bem. Maquina o mal na sua cama; detém-se em caminho que não é bom, e não odeia o mal” (Sl 36:1-4).

O objetivo de Satanás é derrubar a sua força, toda a sua resistência espiritual e física e lhe escravizar. Ele planeja lhe transformar em um escravo – em um prisioneiro.
Foi bem assim que sucedeu com Sansão. Uma noite ele saiu só para experimentar “mais uma vez”. O nome da prostituta era Dalila, o que em hebreu significa: “frouxo; relaxado moralmente; tornar-se escravo; tornar-se vazio, ressecado, definhado”.
Ela encarnava lascívia demoníaca, uma ferramenta de Satanás destinada a fazer com que Sansão fizesse concessões e se entregasse ao poder dela.

“…Persuade-o e vê em que consiste a sua grande força e com que poderíamos dominá-lo e amarrá-lo, para assim o subjugarmos…” (Juizes 16:5).

Que os jovens possam ver e entender que Satanás está resolvido a destrui-los – a possui-los – somente assim ele os pode subjugar.
Três vezes Sansão voltou para uma mulher possuída pelo demônio que ele sabia estar tentando lhe destruir! Ela ficou pedindo:
“Declara-me, peço-te, em que consiste a tua grande força e com que poderias ser amarrado para te poderem subjugar” (Juizes 6:6,10,13).

Por que ele continuou a voltar para namorar um perigo destes? porque agora ele já não conseguia evitar isso. Ele não tinha o controle: o diabo fazia com que ele voltasse, avançasse, se aprofundasse. Cada vez que escapava, ele era estranhamente levado de volta para os braços da morte.

“Pela sua malícia é derribado o perverso…” (Pv 14:32).
“Cordeiro desgarrado é Israel; os leões o afugentaram…” (Jer 50:17).

Satanás é o leão que ruge e leva multidões à escravidão. Ele é tão ousado que nem esconde os seus propósitos. Decidido, através de Dalila ele dizia a Sansão: “Pretendo extrair a seiva da sua força, lhe prender e lhe fazer de bobo!”
Antes de o diabo conseguir lhe prender no seu cárcere, chega uma hora da verdade. É a hora da angústia! A última barreira de Satanás para completar seu poder sobre alguém é ganhar o seu coração! Ele não quer que a pessoa retenha nada dele – que não permaneçam pensamentos da verdade e da justiça. Ele precisa extorquir a última esperança que você tem em Deus. Sansão chegou à sua hora da angústia!

“Então ela lhe disse: Como dirás: Tenho-te amor, não estando comigo o teu coração? já três vezes zombaste de mim, e ainda me não declaraste em que consiste a tua força. E sucedeu que. importunando-o ela todos os dias… e molestando-o, a sua alma se angustiou até à morte. E descobriu-lhe todo o seu coração…” (Juizes 16:15-17).

Sansão entregou todo o seu coração para Dalila! Ele agora estava submisso ao seu poder, ao seu corpo e à sua alma. Satanás o tinha por inteiro. Sansão desistiu e foi se deitar e dormir no colo do diabo.
Ele podia ter fugido! Ele deveria ter se levantado, invocado a Deus por socorro, e ter dito àquela mulher demoníaca: “Não! Nunca! Eu sou diferente – eu pertenço a Deus! O meu lugar não é aqui. Chega! Se lhe der o meu coração, tudo estará acabado! A minha última esperança é guardar o meu segredo de poder!”
Jovens, conservem os seus corações desejando ardentemente a Jesus! Deus enviará todas as forças do céu para salvar um coração que suplica por ajuda. Um coração que busca a Deus é a sua última esperança! Jesus foi Aquele que plantou a Sua palavra em seu coração; não deixe que o maligno a arrebata! Jesus declarou que o primeiro e grande mandamento é: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento” (Mt 22:37).

Que fim triste para Sansão. Ele nem sabia que Deus o havia deixado. “…pegaram nele, e lhe vazaram os olhos…” (Juizes 16:21). A trapaça do inimigo lhe retirou os olhos. Ele já não podia enxergar nada! Não podia enxergar-se, e ver o que o pecado havia feito com ele. Não podia enxergar para onde ir. Ele estava à mercê do diabo.
Ele havia sido um poderoso homem de Deus, cheio de esperança, força, guiado pelo Espírito. Olhe para ele agora – cego e indefeso!

Que quadro vivo daquilo que Satanás está fazendo a esta geração.

Ele está lhes roubando a sua visão espiritual. Ele os está cegando a respeito dos perigos. Ele os está cegando a respeito da condição deles.
Discernimento é a primeira coisa que se perde quando se abandona o Senhor no coração. Não podemos enxergar o quanto estamos sem esperança e o quanto estamos amarrados.

Satanás se divertiu com a cegueira de Sansão! “Então, os príncipes dos filisteus se ajuntaram para oferecer grande sacrifício a seu deus Dagom e para se alegrarem; e diziam: Nosso deus nos entregou nas mãos a Sansão, nosso inimigo. Vendo-o o povo, louvavam ao seu deus, porque diziam: Nosso deus nos entregou nas mãos o nosso inimigo, e o que destruía a nossa terra, e o que multiplicava os nossos mortos. Alegrando-se-lhes o coração, disseram: Mandai vir Sansão, para que nos divirta. Trouxeram Sansão do cárcere, o qual os divertia. Quando o fizeram estar em pé entre as colunas” (Juizes 16:23-25).

Mas existe uma saída para o cárcere de Satanás! Você precisa morrer! “Sansão clamou ao Senhor e disse: Senhor Deus, peço-te que te lembres de mim, e dá-me força só esta vez, ó Deus, para que me vingue dos filisteus, ao menos por um dos meus olhos. Abraçou-se, pois, Sansão com as duas colunas do meio, em que se sustinha a casa, e fez força sobre elas, com a mão direita em uma e com a esquerda na outra. E disse: Morra eu com os filisteus. E inclinou-se com força, e a casa caiu sobre os príncipes e sobre todo o povo que nela estava; e foram mais os que matou na sua morte do que os que matara na sua vida (Juizes 16: 28-30).

O nazireu de Deus fora dominado, enlaçado pela adúltera, tendo que sacrificar a própria vida, para que o Deus de Israel não continuasse a ser zombado.

Mas esta não foi a preocupação de Sansão, pois que pedira poder mais uma vez a Deus para vingar os seu olhos. Deus concedera, mas com certeza, por amor de si mesmo e pelo seu nome, pois Deus não se deixa escarnecer.
Aprendamos a ser diferentes e a cumprir aquilo que Deus determina para as nossas vidas. Procuremos não neglicenciar a sua Palavra, nem nos aventurar nas veredas do pecado que de tão perto nos rodeia.

B) Salomão – Cheio de Sabedoria?

Terceiro rei de Israel, Salomão filho de Davi recebe uma grande herança conquistada pelo seu pai quando assume um reino de grandes proporções territoriais, em pleno domínio sobre as nações, em época de paz e descanso.
Não obstante a todos os exemplos deixados por Davi, Salomão se deixa ser apanhado pela adúltera, que sem piedade, contamina o seu caráter, cegando e fazendo deste grande rei de Israel um exemplo a não ser seguido em muitos aspectos.

Conheçamos Salomão e a sua história

A respeito de Salomão foi dito:

“Compôs três mil provérbios, e foram os seus cânticos mil e cinco. Discorreu sobre todas as plantas, desde o cedro que está no Líbano até ao hissopo que brota do muro; também falou dos animais e das aves, dos répteis e dos peixes”  (I Reis 4:32-33).

 

Postado por: Pb. Ademilson Braga

Compartilhe!
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos

Copyright © Seara de Cristo - Todos os direitos reservados