E.B.D
Uma liderança chamada para restaurar
EBD – Jovens – EDIÇÃO: 100 – 4º Trimestre – Ano: 2022 – Editora: CPAD
LIÇÃO – 10 – 04 de dezembro de 2022
TEXTO PRINCIPAL
“E profetizei como ele me deu ordem; então, o espírito entrou neles, e viveram e se puseram em pé, um exército grande em extrema.” (Ez 37.10)
LEITURA SEMANAL
Segunda-feira – Ez 36.24-27
Deus purifica seu povo
Terça-feira – SL 37.4,5
Um convite a confiança em Deus
Quarta-feira – Ap 2.5
Reconhecer onde caiu
Quinta-feira – II Tm 3.1-17
A corrupção dos últimas dias
Sexta-feira – Lm 5.19
A soberania de Deus
Sábado – Sl 126.1-6
A misericórdia do Senhor
TEXTO BÍBLICO
Ezequiel 37
1 Veio sobre mim a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos.
2 E me fez passar em volta deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos.
3 E me disse: Filho do homem, porventura viverão estes ossos? E eu disse: Senhor DEUS, tu o sabes.
4 Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e diz-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor.
5 Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis.
6 E porei nervos sobre vós e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou o Senhor.
7 Então profetizei como se me deu ordem. E houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, cada osso ao seu osso.
8 E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles espírito.
9 E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor DEUS: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam.
10 E profetizei como ele me deu ordem; então o espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo.
11 Então me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; nós mesmos estamos cortados.
12 Portanto profetiza, e diz-lhes: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu abrirei os vossos sepulcros, e vos farei subir das vossas sepulturas, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel.
13 E sabereis que eu sou o Senhor, quando eu abrir os vossos sepulcros, e vos fizer subir das vossas sepulturas, ó povo meu.
14 E porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos porei na vossa terra; e sabereis que eu, o SENHOR, disse isto, e o fiz, diz o SENHOR.
INTRODUÇÃO
Nesta lição, estudaremos a respeito da liderança do profeta Ezequiel pois ele foi uma pessoa importante no processo de restauração de seu povo. Tomaremos como base a visão que ele teve de um vale de ossos secos. Veremos a necessidade que os líderes têm de reconhecerem quando é necessária uma restauração espiritual, moral e social. O nosso objetivo é conclamar a igreja da atualidade a buscar a Deus em favor de uma restauração espiritual para esta geração.
I – A VISÃO DO VALE DE OSSOS SECOS
1- Compreendendo a visão. A explicação que Deus dá ao profeta a respeito da visão de um vale de ossos secos indica que se tratava de uma espécie de parábola (Ez 37.11-14). Essa visão deve ser compreendida como uma ilustração do que foi prometido pelo Senhor no capítulo anterior, a restauração da terra, a prosperidade e uma renovação de vida, à semelhança da que Adão e Eva tiveram no Éden (Ez 36.16-38). Além da visão do vale de ossos secos, o capítulo 37 de Ezequiel registra a visão de dois pedaços de madeira e ambas têm o objetivo de apontar historicamente para a volta dos exilados do cativeiro babilónico e espiritualmente para a restauração do Novo Israel, como fruto e da obra do Messias (Ez 36:15-17).
2- A mensagem da visão. Os ossos secos representavam os judeus no cativeiro: eles estavam separados e mortos Contudo, temos um Deus que restaura que faz tudo novo e embora Israel tivesse arruinado (v. 11), o Senhor os conduziria de volta à sua terra, como evidência clara de uma restauração completa (vs. 12.14). Por meio dessa visão, o Senhor mostrou a condição decadente na qual o povo se encontrava e o seu interesse em restaurá-lo.
A finalidade de Deus com a restauração de seu povo pode ser identificada em suas afirmações: “E porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos porei na vossa terra, e sabereis que eu, o SENHOR, disse isso e o fiz. diz o SENHOR (Ez 37.14). O Espírito de Deus viria sobre o seu povo trazendo uma nova vida, uma nova maneira de pensar e se comportar com ela, a restauração, confirmando, assim, a soberania e a fidelidade divina
3- Lições deixadas à liderança. Faziam parte do governo de Israel o rei, o sacerdote e o profeta. O profeta. Ezequiel fazia parte da liderança do seu povo. O quadro apresentado pelo Senhor ao profeta era grave e irreversível, mas Deus mostra a Ezequiel e ao seu povo que para Ele não há impossível e que, independente das condições de uma nação, Ele é capaz de mudar tudo. Chama também a atenção que, além de sequíssimos, aqueles ossos estavam separados “houve um ruído […] e os ossos se juntaram, cada osso ao seu osso” (Ez 37. 7). Há muitas lições importantes no livro de Ezequiel especialmente no capítulo 37 para aqueles que exercem liderança.
Uma delas é o fato de que precisamos manter a nossa confiança em Deus em tempos difíceis de caos, pois Ele é poderoso para mudar qualquer cenário, por mais terrível que seja ou possa parecer. Outra lição importante que podemos extrair é a de que precisamos reconhecer a importância da unidade para uma liderança eficaz O povo de Israel estava destruído espiritual, econômica e socialmente, mas o profeta, como líder, permaneceu fiel ao Senhor e não desistiu diante das adversidades do seu povo. Ele confiou no agir do Todo-Poderoso.
II – O CAMINHO DA RESTAURAÇÃO
1- Reconhecer a necessidade da restauração. Deus conduziu o profeta Ezequiel a um vale de ossos secos, fazendo-o ciente da verdadeira condição de Israel (Ez 37.1,11) para depois mostrar como se daria o processo de restauração. Assim como a cura de uma doença; começar pelo seu diagnóstico; a restauração quando se reconhece os erros. Como parte da liderança do seu povo, o profeta precisava conhecer a real situação dos israelitas. Como é triste quando um líder não consegue enxergar a condição em que se encontram os seus liderados. Não adianta fingir que tudo está bem quando na verdade não está, é preciso reconhecer os erros e trilhar o caminho da restauração.
2- Depender de Deus. O profeta Ezequiel foi surpreendido pela seguinte pergunta de Deus: “Filho do homem, poderão viver estes ossos?” (Ez 373). O profeta respondeu dizendo: “[…] Senhor JEOVÁ, tu o sabes”. A resposta de Ezequiel reflete a sua visão a respeito de Deus, de si mesmo e de sua fé, pois em vez de emitir uma opinião de qualquer natureza, ele afirma: “Senhor JEOVÁ, tu o sabes”. Tal resposta demonstra que Ezequiel era consciente de sua incapacidade não só de solucionar, mas também de emitir qualquer opinião a respeito de uma situação tão difícil.
Como parte integrante da liderança do seu povo, ele compreendeu que somente Deus seria capaz de apontar uma possível solução para o problema da nação. Depois da resposta do profeta, o que se vê no registro bíblico é a ação direta, autônoma e voluntária de Deus e do seu Espírito agindo, confirmando que a restauração espiritual de um povo ou mesmo de uma geração inteira é obra exclusiva de Deus.
3- Fazer a sua parte. Qual foi a participação de Ezequiel no processo de restauração do seu povo? Ele teve uma participação importante, apontando os erros e exortando-o a voltar para o Senhor. O líder deve apresentar de modo reservado e quando necessário as falhas de seus liderados, não para maltratar e humilhar ninguém, mas para a restauração, a fim de que voltem a fazer o que é certo. Ezequiel profetizou, ou seja, ele falou tudo o que o Senhor havia lhe ordenado: “profetizei como se me deu ordem” (v.7).
O Líder deve buscar a orientação divina para falar com seus Liderados e dizer somente aquilo que Deus mandou. Lembre-se de que o Senhor é sempre verdadeiro, justo e amoroso, mesmo quando estamos cometendo erros. Ezequiel demonstrou humildade e dependência de Deus. Por isso, seu ministério enquanto profeta, foi bem-sucedido.
III – UMA CHAMADA À RESTAURAÇÃO
1- Uma geração a ser restaurada. A geração atual tem sido denominada de pós-moderna. Uma geração em que os não crentes não acreditam mais em verdades absolutas, os fenômenos da pós-modernidade têm levado as pessoas a buscarem o prazer a qualquer custo e ao relativismo ético e moral. Como resultados, temos visto diversas mazelas na sociedade, entre elas a violência urbana crescendo a cada dia.
O divórcio foi banalizado, destruindo muitas famílias e os relacionamentos estão adoecendo. A semelhança do que Deus mostrou ao profeta Ezequiel, esta geração também carece de uma restauração espiritual Estamos vivendo “tempos trabalhosos” e precisamos nos manter firmes naquilo que temos aprendido nas Sagradas Escrituras. Os que exercem liderança estão sendo desafiados, a todo o momento, a se manterem fiéis a Deus.
2- Um alerta aos líderes. A exposição excessiva nas redes sociais são um desafio para a liderança atual. Muitos já não sabem mais o que significa vida privada, pois a todo o momento estão expondo fotos e vídeos de sua família e de seus momentos mais reservados nas redes sociais. Podemos e devemos fazer uso das mídias, mas é preciso usá-las com sabedoria.
O líder jamais deve expor seus sentimentos e sua vida pessoal nas redes sociais e muito menos os seus liderados: Deus conta com líderes que semelhantes a Ezequiel, se disponham a ser usados para a propagação e a busca por uma restauração operada pelo Espírito de Deus distante das mídias
3- Um alerta aos maus líderes. Ezequiel, no capítulo 34, faz uma comparação importante mostrando o contraste entre os maus e os bons pastores, líderes do seu povo. O profeta do Senhor revela que o mau pastor, líder, não é somente egoísta, mas é também destrutivo (Ez 34.18-20). Infelizmente, muitos estão destruindo vidas, pois estão ensinando falsas doutrinas e ideias que são totalmente contrárias às Escrituras Sagradas Que Deus tenha misericórdia e continue levantando uma liderança que busque obedecê-lo em tudo
CONCLUSÃO
Grandes têm sido os desafios dos tempos atuais, precisamos de homens como o profeta Ezequiel que anunciem a Palavra do Senhor. Deus tem restauração para todos, basta que venhamos reconhecer os nossos erros e nos voltemos para o Senhor.
Postado por: Pr. Ademilson Braga
Fonte: Editora CPAD