Connect with us

Adultos - Betel

Marcos e o seu evangelho

Publicado

em

EBD – Adultos – EDIÇÃO: 155 – 1º Trimestre – Ano: 2023 – Editora: BETEL

LIÇÃO – 01 – 01 de janeiro de 2023

TEXTO ÁUREO

“Só Lucas está comigo. Toma Marcos e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério.” II Timóteo 4.11

VERDADE APLICADA

Mesmo vivenciando dificuldades e instabilidades, o discípulo de Cristo deve perseverar e aproveitar as oportunidades para crescimento e amadurecimento.

TEXTOS DE REFERÊNCIA

Atos 12

9- E, saindo, o seguia. E não sabia que era real o que estava sendo feito pelo anjo, mas cuidava que via alguma visão.
10- E, quando passaram a primeira e a segunda guarda, chegaram à porta de ferro que dá para a cidade, a qual se lhes abriu por si mesma; e, tendo saído, percorreram uma rua, e logo o anjo se apartou dele.
11- E Pedro, tornando a si, disse: Agora sei, verdadeiramente, que o Senhor enviou o seu anjo e me livrou da mão de Herodes e de tudo o que o povo dos judeus esperava.
12- E, considerando ele nisto, foi à casa de Maria, mãe de João, que tinha por sobrenome Marcos, onde muitos estavam reunidos e oravam.

LEITURAS COMPLEMENTARES

Segunda-feira – Dt 31.6
Devemos ser corajosos.
Terça-feira – Sl 44.26
Deus se levanta em nosso auxílio.
Quarta-feira – Sl 145.14
O Senhor ergue o caído.
Quinta-feira – Sl 146.8
O Senhor eleva o abatido.
Sexta-feira – Jr 31.25
Quando estamos fracos, Deus nos eleva.
Sábado – I Pe 5.10
Deus traz a restauração que precisamos.

INTRODUÇÃO

Dentre os evangelhos sinóticos, assim denominados pelas semelhanças entre si, Marcos é o mais curto, entretanto isso em nada atenua o seu valor teológico e a beleza de sua mensagem.

I – QUEM FOI MARCOS?

Marcos, assim como Lucas, não esteve entre os doze apóstolos que andaram e foram treinados pelo Senhor para pregarem o Evangelho, diferentemente de Mateus e João que ficaram com Ele durante todo o Seu ministério terreno. A Bíblia nos mostra que Marcos era filho de uma mulher chamada Maria (At 12.12) e parente de Barnabé (Cl 14.10). Em algumas versões Marcos é apresentado como primo de Barnabé. O registro de Lucas em Atos parece indicar que a casa da mãe de Marcos era um lugar de reunião da igreja e de oração a Deus. Marcos também é citado como companheiro de Barnabé e Paulo durante a primeira viagem (At 12.15; 13.5), tendo abandonado os dois missionários no decorrer da viagem [At 15.38].

  1. Marcos teve a graça de viver em um lar cristão. Quando lemos a história da libertação de Pedro do cárcere determinado por Herodes, observamos que, após o anjo libertá-lo das algemas e guiá-lo até a porta cidade, Pedro chegou à casa da irmã Maria, mãe de Marcos, onde os irmãos estavam orando por ele (At 12.12).
  2. Marcos teve um lar a serviço do Reino de Deus.Sobre o conceito de entrega pelas coisas de Deus, podemos dizer que observamos esta qualidade na pessoa de Maria, mãe de Marcos. Lucas expõe que, mesmo vivendo um momento adverso, onde os cristãos estavam sendo perseguidos e mortos por Herodes (At 12.1 21), Maria cedeu a sua habitação para acolher os irmãos da igreja de Jerusalém nesse momento tão infausto. Os exemplos de coragem da irmã Maria poderiam ser muitos, pois a cada dia, ao abrir as suas portas, ela corria o sério risco de ser descoberta e sofrer as duras penas das leis romanas. Lucas nos faz enxergar que Pedro, após a libertação do cárcere, busca abrigo na casa da irmã Maria, pois tinha a certeza de que lá encontraria o povo de Deus. Assim, essa mulher nos mostra que devemos ser aguerridos quando se trata em combater em benefício do Evangelho de Cristo, mesmo durante as perseguições em nossa vida. Maria não arredou mão de fazer o que era certo, mesmo correndo risco de morte.
  3. Marcos é a prova clara de que o exemplo vem de casa. A vida da mãe de Marcos foi um exemplo não só para os de fora, como de igual modo o foi para o seu filho. Podemos deduzir que, através de seus ensinamentos. Marcos, anos mais tarde, tornou-se companheiro do apóstolo Paulo, juntamente com seu parente Barnabé (At 12.25). Por sua audácia e intrepidez, Maria proporcionou ao seu filho Marcos os meios para que se tornasse um dos condutores da igreja e autor do evangelho que leva o seu nome.

II – PARTICULARIDADES DO EVANGELHO DE MARCOS

O evangelho de Marcos, mesmo sendo o menor entre os quatro evangelhos, de acordo com a tradição, foi o primeiro a ser escrito, sendo a fonte primária para Mateus e Lucas. Entretanto, diferente dos outros evangelhos, Marcos deixa claro que seu propósito é mostrar que o Mestre lidera através do serviço, expondo que Jesus veio servir e sofrer em favor de Seus servos (Mc 10.45).

  1. Contexto histórico do evangelho de Marcos. Nos dias em que o evangelista Marcos escreveu seu evangelho, os cristãos estavam lidando com uma ampla e cruel perseguição por parte dos líderes religiosos, pois na sociedade judaica naquele momento tudo se decidia em volta da composição religiosa, que tinha como base a estrutura do templo. Outra preocupação dos cristãos era o Império Romano que os oprimia incansavelmente. Assim os cristãos viviam em ambiente hostil onde eram reprimidos pelo Império Romano para que eles adorassem o imperador como um deus e oprimido pelos líderes religiosos para que não aceitassem esse novo ensinamento estabelecido por Cristo. Contudo os cristãos, por recusarem tais orientações, sofriam todo tipo de retaliação, pois os mesmos procuravam manter sua fidelidade a Jesus Cristo e por tal postura sofriam as piores aflições.
  2. Data. Não há um entendimento unânime em relação à data em que o evangelho de Marcos foi documentado; entretanto, acredita-se que as anotações devem ter sido realizadas entre 55 e 70 d.C., esse pensamento se dá em razão de Marcos não fazer nenhuma citação sobre a destruição do templo, que havia sido prenunciada por Cristo (Mc 13.1-2). A história mostra que, no ano 70.C.. a cidade de Jerusalém foi arruinada pelo exército romano sob a liderança do general Tito. Depois de um longo cerco, centenas de judeus foram mortos e um grande número levado aprisionado.
  3. Destinatários. Em seu conhecido evangelho, entendemos que Marcos procura, ao que tudo indica, apresentar Cristo aos romanos. A origem deste pensamento, de ter Marcos escrito para os gentios, se dá por ele não mencionar nada a respeito do nascimento ou da genealogia de Jesus. Podemos dizer que se evidenciam por seus dezesseis capítulos que ele procura mostrar aos romanos que Cristo não veio para ser servido, todavia para servir e guiá-los à subordinação completa do Evangelho.

III – DO INÍCIO RUIM A UM FIM HONROSO

Em Atos 13.13 podemos ler que Marcos deixou a comitiva da primeira viagem missionária de Paulo e Barnabé e regressou para Jerusalém. Adotando o ponto de vista das Escrituras, não sabemos a razão que o fez regressar.

  1. Marcos recuou, mas não abandonou a fé.Por seu regresso na primeira viagem missionária que havia feito com Paulo e Barnabé, Marcos será o motivo de uma calorosa discussão entre ambos. O pensamento de ambos conflitava em razão de Marcos ter deixado uma imagem negativa do ponto de vista de Paulo. Barnabé, entretanto, acreditava que Marcos merecia outra oportunidade e assim o fez. Vemos que Paulo e Barnabé irão se apartar um do outro, com Paulo escolhendo Silas como companheiro e Barnabé oferecendo outra chance a Marcos, levando-o consigo para Chipre (At 15.39).
  2. Marcos, um obreiro restaurado na obra de Deus.É inevitável identificar que Marcos de um desertor foi restaurado a serviço do Reino. Para exemplificar podemos ver que ele esteve em companhia de Pedro, que o tratava como um filho: “A vossa coeleita em Babilônia vos saúda, e meu filho Marcos.” (I Pe 5.13). Já o apóstolo Paulo, que recusou sua companhia na segunda viagem missionária, agora descreve que Marcos está indo até os colossenses e solicita que o recebam com todo respeito (Cl 4.10).
  3. Marcos, de desacreditado a benéfico. Após começar seu ministério de maneira inconstante, Marcos se levantou e cooperou de maneira digna para o desenvolvimento da igreja no primeiro século. Mesmo sem ter sido um pastor de relevância na liderança da igreja em Jerusalém como Tiago. Pedro, Paulo e seu parente Barnabé, ele teve a sua importância para o Reino, sendo o primeiro a escrever o Evangelho de Jesus Cristo, o qual foi fonte para os demais.

CONCLUSÃO

A leitura do livro de Marcos nos faz ver que ele intenciona apresentar Jesus como Servo de Deus. Podemos concluir dizendo que o tema central deste evangelho é que Cristo veio para servir e não para ser servido. Jesus veio para resgatar a humanidade.

 

 

Postado por: Pr. Ademilson Braga

Fonte: Editora Betel

 

 

 

 

Compartilhe!
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos

Copyright © Seara de Cristo - Todos os direitos reservados