Artigos
Comunicação Transcultural
“Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura”. Queremos abordar a questão da comunicação transcultural, tendo em vista que a pregação do evangelho abrange “todos os povos, tribos, línguas e nações”. Mas estamos certos de que a comunicação só acontece quando a mensagem é ouvida e entendida. Portanto é necessário que o missionário tenha o chamado de Deus para obra, tenha a graça de Deus sobre a sua vida, tenha o respaldo da igreja que o envia, mas também o preparo adequado para exercer a tarefa a qual foi chamado. Caso contrário não conseguirá comunicar o evangelho às pessoas que lhes esperam ansiosamente pela salvação.
Para melhor compreensão e entendimento vamos dizer que o missionário é em primeira instância apenas o “transmissor” das boas novas e que “Transmissão” – é quando a mensagem atinge apenas o ouvido. O missionário tem que ir um pouco mais, é preciso “comunicar” as boas novas, portanto “Comunicação” – é quando a mensagem atinge a mente do ouvinte e há compreensão. Mas o ideal é que o mensageiro alcance o objetivo por completo e a estes itens faltam ainda a questão da “Aceitação”- que é quando há mudança na vida do ouvinte, ou seja obediência à mensagem pregada.
O fato de uma mensagem ser enviada e captada não significa que ela foi entendida. As pessoas veem e escutam aquilo que elas querem ver e ouvir, mas se o missionário tem credibilidade, as pessoas com certeza o ouvirão, e a bíblia diz que “afé vem pelo ouvir e o ouvir da Palavra de Deus”. O missionário não deve esperar que Deus faça a parte dEle quando ele não está fazendo corretamente a sua. Deus é sempre fiel. Onde quer que haja um povo precisando ouvir o evangelho, haverá alguém que o Senhor chamou para levar as boas novas de salvação.
Extraído: Jornal Boas Novas
Postado por: Pb. Ademilson Braga