Connect with us

Adolescente - CPAD

O amor pela família

Publicado

em

EBD – Adolescentes – EDIÇÃO: 151 – 4º Trimestre – Ano: 2023 – Editora: CPAD

LIÇÃO – 09 – 26 de novembro de 2023

TEXTO BÍBLICO

Efésios 6.1-4; Colossenses 3.20,21

DESTAQUE

Filho, faça o que o seu pai diz e nunca esqueça o que a sua mãe ensinou. Provérbios 6.20

LEITURA DEVOCIONAL

Segunda-feira – Gn 2.21-24
Terça-feira – Sl 127
Quarta-feira – Sl 123
Quinta-feira – M t 2 3-15
Sexta-feira – Lc 15,1 -32
Sábado – Jo 19.25-27

I. O QUE É FAMÍLIA

Há duas instruções que Deus declarou a Adão e Eva que nos ajudam a entender o conceito de família. A primeira instrução está registrada em Gênesis 1.28, quando Deus abençoou o casal e disse-lhes: “Tenham muitos e muitos filhos”; e a segunda instrução está em Gênesis 2.24: “o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher”. Fica claro a partir dessas instruções que a composição familiar seria composta pela união entre um homem e uma mulher.

  1. Famílias diferentes. Via de regra são os pais que criam e educam seus filhos. Entretanto, sabemos que nem sempre as coisas sucedem dessa maneira. Há muitos pais que se separam quando as crianças ainda são muito pequenas e, por isso, os filhos são criados com a ajuda dos tios ou avós. Em outros casos, a criança nasce e vai morar com pais adotivos.
  2. A família é um ambiente de formação. O importante é entendermos que, quando há vínculo de amor e compromisso entre os membros de uma família, o ambiente familiar fica saudável para que os filhos recebam uma boa criação. O caráter de uma criança é moldado, primeiramente, em seu lar. Cada pessoa amadurece conforme as instruções e apoio da família.

II. A RESPONSABILIDADE DOS FILHOS E PAIS

O apóstolo Paulo escreve que os filhos devem obedecer aos pais no Senhor porque é a coisa certa (Ef 6.1). O que isso quer dizer? Significa que a base da obediência é Deus. Os filhos aceitam as orientações de seus pais porque entenderam que esse comportamento é agradável aos olhos do Senhor. A Palavra de Deus nos mostra que há uma recompensa para os filhos obedientes. Eles terão vida longa e próspera (Ef 6.2,3).

  1. O princípio do respeito na família. Esse princípio de respeito e honra aos pais não apareceu do nada. Ele é muito antigo, faz parte da lista dos dez mandamentos dado por Deus a Moisés e ao povo de Israel (Êx 20.12). Depois, vemos no livro de Provérbios como isso se tornou importante para a cultura de Israel porque são diversos os ditados que se referem à obediência dos filhos (Pv 1.8; 4.1; 15.20; 20.20; 23.22; 30.17). Querido adolescente, de vez em quando seus pais dizem não para você ou não permitem que você vá a determinados lugares. Saiba que a autoridade deles é para a sua proteção. Por mais que você não entenda, eles são mais experientes e estão o alertando. Obedecer é melhor do que sacrificar (I Sm 15.22).
  2. Pais devem respeitar seus filhos. Saiba também que a Bíblia não trata só da atitude dos filhos. Ela instrui também aos pais. Estes não devem irritar os filhos, para que não desanimem, mas sim, instruir os filhos no Senhor, ou seja, “com a disciplina e os ensinamentos cristãos” (Ef 6.4; Cl 3.21). A disciplina faz parte das responsabilidades dos pais. Disciplinar quer dizer corrigir, ajudar a ver onde errou para, da próxima vez acertar (Pv 3.12; 19.20).

O próprio Deus disciplina as pessoas porque as ama. Por isso, os pais usam esse recurso em momentos necessários. Mesmo quando as pessoas se tornam adultas, elas continuam sendo filhas. O respeito entre os membros da família envolve também o relacionamento entre os irmãos. O vínculo é especial, pois além do respeito, inclui também a amizade e a parceria. Irmãos unidos serão amigos para toda a vida.

III. O LAR COMO IGREJA

Somos seres humanos e falhos. Em algum momento, pode ser que haja algum problema de comunicação e interação dentro de casa. É quando o Espírito Santo ilumina cada um da família e traz a reconciliação. Além disso, há os demônios que trabalham para atrapalhar a harmonia familiar e a adoração a Deus. Por isso, é importante orar, repreendendo todo ataque do Inimigo. Querido(a) adolescente, não deixe de orar pela sua família para que o Senhor Jesus a proteja.

  1. A autoridade dos pais vem do Senhor. A família se torna um pequeno grupo que serve a Deus (At 16.31). Essa adoração começa no lar e se espalha para os que estão ao redor. É maravilhoso ver como o amor compartilhado por uma família envolve obediência, engrandece o nome do Senhor e ainda abençoa as outras pessoas que estão ao redor.
  2. A igreja começa em casa. Quando pensamos nessa dimensão da família, vemos que ela é uma pequena igreja. Imagine, então, quando as diversas famílias que buscam a face de Deus se reúnem na igreja. Que grande culto é ofertado ao Senhor!

CONCLUSÃO

A Bíblia nos ensina que a base da família é o Senhor, pois o amor de Deus é que nos sustenta. Que em cada família seus membros possam crescer juntos, amar de coração, respeitar uns aos outros e adorar a Deus.

 

Postado por: Pr. Ademilson Braga

Fonte: Editora CPAD

 

 

 

 

 

Compartilhe!
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos

Copyright © Seara de Cristo - Todos os direitos reservados