Adolescente - CPAD
O nascimento da sociedade
EBD – Adolescentes – EDIÇÃO: 109 – 1º Trimestre – Ano: 2023 – Editora: CPAD
LIÇÃO – 06 – 05 de fevereiro de 2023
TEXTO BÍBLICO
Gênesis 4.1,2.8,17-26
DESTAQUE
“Por isso o Senhor Deus expulsou o homem do jardim do Éden e fez com que ele cultivasse a terra da qual havia sido formado.” Gênesis 3.23
LEITURA DEVOCIONAL
Segunda-feira – Gn 4.3-7
Terça-feira – Gn 4.8-12
Quarta-feira – Lm 3.22,23
Quinta-feira – I Jo 3.11,12
Sexta-feira – Gn 5.1-5
Sábado – Gn 5.6-8
I. A VIDA FORA DO JARDIM DO ÉDEN
1- Adão, o agricultor. Homem e mulher, expulsos do jardim, tiveram de cultivar a terra (Gn 3.23). Não desfrutavam mais da bondade do solo em dar frutos com facilidade.
2- A dádiva da maternidade. Apesar do pecado, a benção da maternidade não foi negada à primeira família. A ordem de Deus dada em Gênesis 1.28, (“Tenham muitos e muitos filhos”), permanecia. Assim, homem e mulher tiveram seu filho primogênito, Caim (Gn 4.1). Eva passou por uma experiência extraordinária: a maternidade. Depois, Adão e Eva tiveram outro filho, chamado Abel. E, assim, a família cresceu.
3- A tristeza invade o lar. Não demorou muito para que a herança do pecado de Adão fosse manifestada em seus filhos. Quando em um culto Deus aceitou Abel e sua oferta de animais, mas rejeitou Caim e sua oferta de produtos da terra, o filho primogênito ficou furioso (Gn 4.3-7). Caim fechou a cara, endureceu o coração e ficou cheio de inveja. Ao ver a inclinação para a maldade, Deus o advertiu de forma preventiva: “[…] o pecado está na porta, à sua espera.
Ele quer dominá-lo, mas você precisa vencê-lo.” (Gn 4.7). Em lugar de ouvir a Deus, Caim seguiu seus próprios desejos. Tendo armado uma cilada, matou seu irmão Abel de forma traiçoeira (Gn 4.8-10). O primeiro homicídio da terra ocorreu na primeira família da humanidade. Desde então, o pecado aumenta em volume e diversidade.
II. A MISERICÓRDIA DE DEUS SOBRE CAIM
1- A sentença contra o pecador. O crime de Caim foi gravíssimo. O sangue de Abel clamava a Deus da terra (Gn 4.10). Deus deu a sentença ao homicida e disse que ele estava amaldiçoado e não poderia mais cultivar a terra, pois o solo não produziria como antes (Gn 4.11,12). Se antes, com o pecado de Adão, a terra frutificava debaixo de suor, em Caim a situação ficou ainda mais grave. Além disso, o primogênito de Eva viveria sempre fugindo pelo mundo (Gn 4.12).
2- O lamento de Caim. Diante da sentença divina, Caim reclamou dizendo: “[…] Eu não vou poder aguentar esse castigo tão pesado” (Gn 4.13); e continuou lamentando, dizendo que estava sendo expulso da terra (Gn 4.13,14). O homem que matou seu irmão não demonstrou arrependimento, não se mostrou contrito, nem buscou o perdão divino. Caim tinha somente reclamações.
3- A misericórdia divina. Nos dias de Noé, algum tempo depois de Abel, o Senhor disse que o homicida deveria morrer (Gn 9.6). No entanto, no caso de Caim, é possível ver a misericórdia divina em ação: Deus não matou o homicida e deu a ele a chance de continuar a viver. São as misericórdias do Senhor a causa de não sermos consumidos (Lm 3.22,23), elas estão presentes em todo o tempo (Sl 145.9; 136.1).
III. O SURGIMENTO DAS SOCIEDADES
1- A descendência de Caim. Caim e sua mulher tiveram um filho, que foi chamado de Enoque (Gn 4.17). Adão e Eva tornaram-se avós. Caim e sua esposa tiveram muitos outros descendentes (Gn 4.17,18). Um deles se chamava Lameque. Ele contrariou o padrão divino para o casamento e tomou para si duas mulheres, Ada e Zilá (Gn 4.19). Ele se gloriava de ter matado dois homens (Gn 4.23) e mostrava conhecer bem a história do primeiro homicida, Caim (Gn 4.24). O livro de Gênesis deixa bem claro que o pecado entrou no mundo por Adão e passou a toda a sociedade (Rm 5.12,19).
2- O desenvolvimento social. A Bíblia afirma que Adão e Eva tiveram “filhos e filhas” (Gn 5.4). Não se sabe o nome de todos os filhos do primeiro casal. Mas, sabemos que Eva louvou a Deus quando recebeu outro filho: Sete (Gn 4.25). Os filhos de Adão e Eva, com seus descendentes, formaram as primeiras sociedades. Dos descendentes de Caim, a Bíblia informa que surgiram homens especialistas em algumas profissões. Jabal, por exemplo, foi o pai dos que criavam gado (Gn 4.20).
Hoje conhecemos essa primeira atividade como pecuária. Os filhos de Jabal também foram peritos em armar moradas em forma de barracas. Esta habilidade foi o berço das construções, que depois se desenvolveu e passou a usar ferro e outros materiais, como se vê hoje nas grandes obras da engenharia civil. Outro descendente de Caim era Jubal (Gn 4.21). Este foi o pai de todos os músicos. Ao longo da Bíblia a música é mostrada como um meio útil para adoração a Deus (Sl 92.1-3; 150.1-4), como ocorre até hoje nas igrejas.
CONCLUSÃO
A expulsão do jardim do Éden foi acompanhada de muitas dificuldades que são comuns até hoje. Deus, porém, estendeu sua misericórdia aos homens e permitiu a continuidade da vida, mesmo após o pecado.
Postado por: Pr. Ademilson Braga
Fonte: Editora CPAD