E.B.D
A liderança de Moisés

EBD – Jovens – EDIÇÃO: 93 – 4º Trimestre – Ano: 2022 – Editora: CPAD
LIÇÃO – 03 – 16 de outubro de 2022
TEXTO PRINCIPAL
“[…] O Deus de lsaque e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é o meu nome eternamente, e este é o meu memorial de geração em geração.” (Êx 3.15)
LEITURA SEMANAL
Segunda-feira – Jr 1.4,5
O chamado vem de Deus
Terça-feira – Êx 33.12-17
A presença de Deus na vida do Líder
Quarta-feira – At 7.22
A instrução de um líder
Quinta-feira – II Tm 2.15
O líder aprovado
Sexta-feira – Hb 11.24,25
As escolhas de um líder
Sábado – Dt 1.13
Delegando autoridade
TEXTO BÍBLICO
Êxodo 18
14 Vendo. pois. o sogro de Moisés tudo o que ele fazia ao povo. disse: Que é isto que fazes ao povo? Por que te assentas só, e todo o povo está em pé diante de ti, desde a manhã até a tarde?
15 Então disse Moisés a seu sogro: É porque este povo vem a mim para consultar a Deus.
16 Quando tem algum negócio, vem a mim para que eu julgue entre um e outro e lhes declare os estatutos de Deus e as suas leis.
17 O sogro de Moisés porém lhe disse: Não é bom o que fazes.
18 Totalmente desfalecerás, assim tu como este povo que está contigo; porque este negócio é mui difícil para ti: tu só não o podes fazer.
19 Ouve agora a minha voz; eu te aconselharei, e Deus será contigo. Se tu pelo povo diante de Deus e leva tu as coisas de Deus:
20 E declare-lhes os estatutos e as leis e faça-lhes saber o caminho em que devem andar e a obra que devem fazer.
21 E tu dentre todo o povo, procura homens capazes. tementes a Deus. homens de verdade. que aborreçam a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil maiorais de cem. maiorais de cinquenta e maiorais de dez;
22 Para que julguem este povo em todo o tempo, e seja que todo negócio grave tragam a ti mas todo negócio pequeno eles o julguem: assim a ti mesmo te aliviará da carga e eles a levarão contigo.
23 Se isto fizeres e Deus te mandar poderás, então subsistir; assim também todo este povo em paz virá ao seu lugar.
24 E Moisés deu ouvidos a voz de seu sogro e fez tudo quanto tinha dito;
25 E escolheu Moises homens capazes.de todo o Israel e os pôs por cabeças sobre o povo; maiorais de mil maiorais de cem maiorais de cinquenta e maiorais de dez.
26 E eles julgaram o povo em todo tempo: o negócio árduo traziam a Moisés e todo negócio pequeno julgavam eles.
27 Então, despediu Moisés o seu sogro, o qual se foi a sua terra.
INTRODUÇÃO
Uma das histórias mais conhecidas e extraordinárias da Bíblia é a de Moisés. As lições aprendidas por ele podem ser aplicadas em várias áreas da vida do líder e de seus liderados. Na Lição desta semana, estudaremos a respeito da liderança deste importante personagem do Antigo Testamento. No primeiro tópico faremos uma reflexão a respeito do período de preparo a que Moisés foi submetido e como este treinamento contribuiu se deu o seu chamado divino e no terceiro estudaremos a respeito da importância de se delegar tarefas.
I – O PREPARO DE MOISÉS
1- O preparo em família. A vida de Moisés é repleta de milagres desde o seu nascimento, pois Deus o preservou da maldade de Faraó. Ainda bebê, o Senhor também guardou Moisés das águas e dos perigos do rio Nilo. A filha do rei do Egito encontrou Moisés no cestinho no rio e decidiu adotá-lo, porém ele foi criado por sua mãe biológica, junto de seu pai e irmãos (Ex 2.1-10). A mãe de Moisés teve tempo suficiente para ensinar-lhe os princípios divinos. Deus atuou direta e soberanamente na preservação da vida de Moisés desde os seus primeiros dias de vida para um propósito bem definido e específico.
O Senhor abriu as portas do palácio de Faraó e as manteve abertas para que Moisés pudesse receber uma excelente formação. Ele passou a infância ao Lado dos pais, onde teve forjado o seu caráter e fundamentada a sua fé em Deus. Como podemos observar, Moisés foi preparado pelo Todo-Poderoso desde a sua infância, e assim tornou-se um líder de sucesso, servindo de referencial para outros líderes até os dias de hoje.
2- O preparo no palácio de Faraó. Moisés foi conduzido ao palácio por sua própria mãe, mas não sabemos ao certo quantos anos ele tinha, pois a Palavra de Deus diz apenas “sendo o menino já grande”(Êx 2.10).Talvez Moisés fosse um adolescente. Não há muita informação a respeito da vida dele neste período, mas o que se sabe é suficiente para perceber que a mão de Deus estava conduzindo-o para uma grande obra que exigiria um prepare excelente. Moisés nasceu e cresceu em um ambiente marcado pela injustiça, opressão e privação, entretanto ele também desfrutou da vida palaciana, sendo tratado como neto de Faraó (At 7.21).
Ele foi treinado em diferentes contextos, experimentando a dificuldade e a abundância. O escritor da Carta aos Hebreus deixa claro que, somente pela fé, Moisés foi capaz de renunciar ao que viveu e aprendeu no Egito, mostrando o valor deste período de preparo (Hb 11.24). Fica evidente que Deus conduziu Moisés ao palácio, a fim de prepará-lo para sua missão de libertar o povo hebreu da escravidão egípcia e conduzi-lo até a Terra Prometida.
3- O preparo no deserto. O treinamento de Moisés ocorreu em três fases: A primeira foi junto de sua família, onde recebeu as bases de sua fé: a segunda foi Longe de casa, no palácio de Faraó e a terceira foi no deserto. Moisés assassinou um egipcio que estava maltratando um hebreu e por essa razão foi forçado a fugir para a região desértica de Midiã, e ali passou a viver como estrangeiro (Ex 2.11-15). Longe das pessoas que amava e do conforto do palácio, ele foi exposto a intensas provações.
A tática de Deus não mudou, Ele continua provando aqueles que são chamados para ocuparem um cargo de liderança. Caso você esteja sendo provado(a), não desanime. O Senhor tem algo especial para a sua vida e no tempo certo você verá que tudo vai contribuir para aprimorar o seu caráter e fazer de você um grande líder. Todo treinamento é difícil, mas o Senhor está sempre junto a nós. O Pai Celeste continua conduzindo os que Ele chama, sustentando-os e preservando-os para que cumpram com êxito a missão entregue por Ele. Confirmamos por intermédio da vida de Moisés, que o sucesso de um líder passa pelo seu preparo.
II – O CHAMADO DE MOISÉS
1- A natureza do chamado. Refletir a respeito do chamado de Moisés requer identificar a natureza deste. Quem o chamou para liderar o povo hebreu? As Escrituras Sagradas afirmam que Deus falou diretamente com Moisés a respeito da missão a qual ele teria que desempenhar junto ao seu povo (Êx 3.1-22). A decisão de Moisés conduziu os hebreus à Terra Prometida não foi humana, mas divina. Logo, a natureza do seu chamado foi divina. Consciente de sua missão, Moisés enfrentou e venceu grandes desafios, tornando-se um Líder bem-sucedido e sendo uma referência para a posteridade.
A consciência a respeito da natureza divina do seu chamado, levou Moisés a compreender que o exercício de sua liderança não tinha como objetivo a perpetuação de seu próprio nome, mas o de glorificar a Deus e abençoar os seus liderados (Êx 32.9-14,30-35). O líder que realmente foi chamado por Deus não deve trabalhar em benefício próprio, mas sempre buscando honrar a quem o chamou.
2- A importância do chamado. Ao ser informado por Deus de que seria o responsável pela libertação e liderança do povo hebreu, Moisés apresentou suas dúvidas, os seus medos e as suas limitações. A consciência que tinha de seu chamado o impediu de acreditar ser ele o centro de sua missão, produziu em seu coração a certeza de que Deus era o fundamento e a finalidade de sua liderança. Ao invés de optar pela perpetuação de seu nome, Moisés preferiu interceder pelo povo a fim de que o nome do Senhor fosse exaltado dentre todos os povos (Ex 32-7-14,31-34). O líder consciente de seu chamado sempre buscará a glória de Deus e o bem do próximo.
3- A experiência do chamado. Não há quem se encontre com Deus e permaneça da mesma maneira. Moisés se encontrou com o Senhor e nunca mais foi o mesmo. Este encontro ocorreu nas regiões desérticas de Midiã, enquanto ele levava uma vida no anonimato, cuidando dos rebanhos do seu sogro. Depois do seu encontro com o Todo-Poderoso sua vida foi completamente transformada.
A experiência vivida por Moisés em Midiã reafirma a grandeza da santidade divina e o compromisso do Altíssimo com a promessa que Ele fez a Abraão (Êx 3.6-9). Essa experiência mudou o rumo da vida de Moisés e também poderá mudar a sua vida. Não podemos nos esquecer de que o Senhor não mudou e que continua chamando pessoas para a sua obra. O líder que deseja resultados positivos e duradouros junto aos seus liderados precisa ver e ouvir ao Senhor pessoalmente, como aconteceu com Moisés em Midiã.
III – DELEGANDO TAREFAS
1- Evitando a sobrecarga de trabalho. Jetro, sogro de Moisés, não precisou de muito tempo para descobrir o quanto seu genro estava sobrecarregado com as demandas do povo hebreu. Êxodo 18.13-18 é um alerta a todos que exercem algum tipo de Liderança: tenham cuidado com o excesso de trabalho. Aprenda a delegar tarefas. Por mais bem preparado e mais espiritual que seja um líder, ele não poderá trabalhar sozinho, o trabalho do Senhor precisa ser feito em equipe. Muitos, por não saberem delegar tarefas e gerenciar equipes acabam por fazer com que seus Liderados se sintam excluídos e até inúteis. É necessário conhecer suas responsabilidades e seus Limites de atuação permitindo que outros também exerçam seus dons e talentos somando esforços para o engrandecimento do Reino.
2- Aprendendo a ouvir. Moisés estava sobrecarregado e não sabia. Ele só percebeu a sua real condição quando o seu sogro lhe advertiu a este respeito. Enquanto Moisés via as suas muitas tarefas como algo normal e rotineiro, Jetro as viu como uma tragédia anunciada (Êx 18.14-18). Dois fatores importantes devemos considerar a respeito de Jetro: ele era mais experiente que Moisés e sua visão era de alguém que estava vivendo fora daquele contexto. Sendo assim, Moisés teve a oportunidade de ser orientado por alguém com uma percepção mais acentuada do que a dele em algumas áreas e que enxergava o quadro de outro ponto de vista.
Nesta ocasião, Moisés demonstrou ter a capacidade de ouvir outras pessoas, qualidade imprescindível a um líder que deseja ser bem-sucedido. De que adiantaria Jetro identificar o problema e apontar a solução, se Moisés não tivesse a disposição necessária para ouvi-lo? Além disso, Moisés demonstrou humildade ao atender o conselho de seu sogro (Êx 18.24). Aprendemos com o exemplo de Moisés que mais do que falar, o líder deve aprender a ouvir as pessoas com empatia.
3- Há espaço para outros. Moisés ouviu a orientação de Jetro e a colocou em prática, separando homens capacitados para que o ajudassem (Êx 18.19-26), pois a sua missão era impossível de ser realizada sem o auxílio de outras pessoas. Moisés teve de aprender a delegar tarefas e a se tornar uma pessoa mais humilde, reconhecendo os seus próprios limites e o valor dos outros. Na obra de Deus há espaço para todos atuarem, contudo é necessário que o líder seja capaz de reconhecer os seus próprios limites e identificar o valor de seus liderados permitindo que cada um atue dentro da área para qual foi chamado pelo Senhor.
CONCLUSÃO
Moisés foi preparado para a missão que recebeu do Senhor e demonstrou ter consciência de seu chamado divino. Por intermédio da liderança dele aprendemos que ninguém pode liderar sozinho, pois tal tarefa exige ajuda. O líder precisa se cercar de pessoas que o ajudem a cumprir com sua missão no Reino de Deus.
Postado por: Pr. Ademilson Braga
Fonte: Editora CPAD