Connect with us

Adolescente - CPAD

O nascimento que mudou a história

Publicado

em

EBD – Adolescentes – EDIÇÃO: 57 – 1º Trimestre – Ano: 2022 – Editora: CPAD

LIÇÃO – 06 – 06 de fevereiro de 2022

TEXTO BÍBLICO

Mateus 1.18-25

A MENSAGEM

“Mas, quando chegou o tempo certo, Deus enviou o seu próprio Filho, que veio como filho de mãe humana e viveu debaixo da lei.” Gálatas 4.4

LEITURA DEVOCIONAL

Segunda-feira – Lc 1.34,35
Terça-feira – Lc 2.6,7
Quarta-feira – Lc 2.10
Quinta-feira – Lc 2.13,14
Sexta-feira – Lc 2.20
Sábado – Mt 2.10,11

I. O MESSIAS É ANUNCIADO

1- Maria aceita a missão. A história do nascimento de Jesus começa com o chamado da jovem Maria. Ela estava noiva de José e morava em uma aldeia simples e pequena chamada Nazaré. Ela recebeu a visita de um anjo, o qual Lhe disse que seria a mãe do Salvador, o rei de Israel. Essa virgem aceitou o encargo sem duvidar e apenas perguntou como o milagre ocorreria, ao que o anjo Gabriel respondeu: “O Espírito Santo  virá sobre você, e o poder do Deus Altíssimo a envolverá com a sua sombra” (Lc 1.35). Essa resposta foi suficiente para ela se entregar por completo ao propósito de Deus.

2- José aceita a missão. José, o noivo de Maria, era um homem justo e quando soube que sua noiva iria ter um bebê escolheu romper o noivado secretamente, a fim de protegê-la das sanções sociais. Esse plano foi abandonado quando ele teve um sonho especial, no qual um anjo lhe disse que não tivesse “medo de receber Maria como sua esposa, pois ela está grávida pelo Espírito Santo” (Mt 1.20).

II. O NASCIMENTO DE UM REI

1- Uma estrela brilhou. Quando chegou o tempo de Jesus nascer, Deus fez uma estrela brilhar no céu. Esse fato foi tão grandioso, que uns homens do Oriente, que estudavam as estrelas, entenderam que aquilo era um sinal do nascimento do rei de Israel. Assim, eles viajaram até Jerusalém para tentar encontrar Jesus. Eles se dirigiram ao palácio do rei Herodes procurando o bebê. Entretanto, nem ele, nem ninguém na corte sabia do nascimento de Jesus. Eles continuaram procurando. Guiados pela estrela, eles partiram de Jerusalém e chegaram em Belém. Então, “entraram na casa e encontraram o menino com Maria, a sua mãe. Então se ajoelharam diante dele e o adoraram. Depois abriram os seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra” (Mt 2.11). Observe-se que Jesus nasceu na manjedoura de uma estrebaria (Lc 2.7). Mas os visitantes do Oriente o encontraram numa casa. Isso nos dá o entendimento que essa reunião aconteceu algum tempo depois.

2- Pastores são testemunhas. O nascimento de Jesus foi especial. Naquela noite, uns pastores estavam no campo com suas ovelhas quando, de repente: “um anjo do Senhor apareceu, e a luz gloriosa do Senhor brilhou por cima dos pastores” (Lc 2.9). Então, o anjo anunciou que o Messias tinha nascido. “Hoje mesmo, na cidade de Davi, nasceu o Salvador de vocês — o Messias, o Senhor!” (Lc 2.11). No mesmo instante, apareceu junto com o anjo o exército celestial, cantando hinos de louvor a Deus (Lc 2.13). Diante dessa visão celestial, os pastores foram até Belém e encontraram Jesus e sua família. Era um quadro de extrema simplicidade e aparente desprezo: um bebê, sem conforto, apenas enrolado em panos, deitado numa manjedoura (que era o local de colocar comida para animais). O Filho de Deus, o Rei dos Reis e Senhor dos senhores teve um nascimento simples e a Bíblia explica o motivo: “Porque vocês já conhecem o grande amor do nosso Senhor Jesus Cristo: ele era rico, mas, por amor a vocês, ele se tornou pobre a fim de que vocês se tornassem ricos por meio da pobreza dele” (II Co 8.9).

III. O NASCIMENTO QUE FEZ A DIFERENÇA

1- Nascido para dividir a História. Depois que Jesus nasceu, o mundo nunca mais foi o mesmo. A luz de Deus brilhou sobre toda a humanidade (Is 9.2). A vida de Jesus e seus ensinamentos serviram (e servem) de inspiração para muita gente, até mesmo para aqueles que não o servem. Ele marcou a história da humanidade, dividindo a linha do tempo. Ele foi e é responsável por haver esperança em cada cristão. As suas ações, exemplos e ensinamentos causam impactos até hoje em todos os povos. E nada mudará isso.

2- Nascido para mudar nossas vidas. Jesus veio para fazer a diferença em nossas vidas. Ele veio para trazer vida em abundância (Jo 10.10), para aliviar nossas cargas (Mt 11.28-30) e ansiedades (I Pe 5.7). Quantas vidas já foram transformadas por ele? É impossível contar. Quando aceitamos o Senhor Jesus, obedecemos aos seus mandamentos e permitimos que Ele opere em nosso viver, podemos desfrutar das bênçãos de uma vida com Deus. Somente nele é possível encontrar a verdadeira alegria, paz e descanso.

CONCLUSÃO

Jesus, sendo Deus, deixou sua glória e poder e, então, se fez ser humano. Ele nasceu em um país sem soberania, em uma família com pequenas posses, em um ambiente pouco confortável. Um recipiente onde os animais se alimentavam foi seu primeiro berço. — Você consegue imaginar isso?! Por seu grande amor, se fez pobre, a fim de que pudesse, pela sua vida e exemplo, enriquecer a muitos, salvando-nos da condenação.

 

Postado por: Pr. Ademilson Braga

Fonte: Editora CPAD

 

 

 

Compartilhe!
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos

Copyright © Seara de Cristo - Todos os direitos reservados