Connect with us

Artigos

O líder e a excelência

Publicado

em

No capítulo 5 do Evangelho de Lucas está narrada a passagem em que os discípulos Pedro, Tiago e João tinham passado a noite toda tentando pescar, mas sem conseguir pegar nenhum peixe. Jesus entra no barco com eles e os ordena lançar as redes. O resultado é uma rede cheia de peixes e dois barcos cheios, quase ao ponto de naufragarem de tanto peso.

Sabemos que o Senhor Jesus não se satisfaz com nada menos que a excelência. Ele busca pessoas competentes para cumprir a sua vontade. Então, por que o Mestre escolheu homens tão despreparados, maioria deles simples pescadores? Jesus não buscou seus discípulos no meio dos religiosos, dos escribas, dos mestres, daqueles que ocupavam uma posição de respeito entre a sociedade da época. Então, onde fica a competência, a excelência que Deus busca naqueles que ele escolhe para cumprir sua vontade? Por que ele escolheu aqueles pescadores fracassados? Não haviam apanhado nenhum peixe e já estavam entregando os pontos. Quando Jesus se aproximou deles, eles lavavam as redes.

Imaginem um motorista de táxi rodar o dia todo e não conseguir nem um passageiro; uma cabeleireira que abre o salão e não entra nem um cliente, um dentista que não atende nenhum paciente… A última coisa que pensariam desses profissionais é que fossem competentes.

O Senhor não chama os melhores, os mais capazes, os mais competentes? Não, o Senhor chama aqueles que ele conhece e, então, os capacita e os torna competentes. Muitas vezes, os melhores não são escolhidos por Deus, porque eles não estão disponíveis, não têm tempo, acham que já sabem de tudo, que não têm mais nada a aprender e, muitas se consideram bons demais para servir ao Senhor. Por isso, Deus escolhe aqueles que estão dispostos a servi-lo e os capacita para a edificação da igreja.

O Senhor procura algumas características naqueles que se dispõe a cumprir a vontade dele. Fazer o certo não é mais do que a obrigação de todo cristão. Fazer sempre certo é uma qualidade, uma primazia. O incompetente tem sempre uma desculpa. Mesmo que tenha pressa, procure fazer certo. A pressa pode ser amiga da perfeição. A principal característica do vencedor é ser mais zeloso. Não tenha medo de premiar os melhores e dispensar os piores. É importante avaliar e se deixar avaliar. Coloque em pontos estratégicos as pessoas mais capazes. Não tenha medo de mudar. Quando dispensar alguém, conte-lhe a verdade. Os derrotados vão sempre reclamar. Se não existir possibilidades, crie-as. O principal da equipe é o que é vencedor e quer que os outros sejam. Um líder precisa ser observador. O grande segredo é ser aluno, sempre. Se o que está errado não o incomoda, você não é líder. Não podemos ser sempre os melhores. Não basta ser líder, é preciso canalizar a força, a inteligência e a sabedoria para o bem. O verdadeiro líder não abre mão de Deus.

 

(Extraído do livro “O líder e a excelência”, do pastor Jorge Linhares


Postado por: Pb. Ademilson Braga

Compartilhe!
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos

Copyright © Seara de Cristo - Todos os direitos reservados