Adultos - Betel
A relevância da liderança para condução e ensinamento da Igreja
EBD – Adultos – EDIÇÃO: 244 – 3º Trimestre – Ano: 2024 – Editora: BETEL
LIÇÃO – 12 – 22 de setembro de 2024
TEXTO ÁUREO
“Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria, e não gemendo, porque isso não vos seria útil.” Hebreus 13.7
VERDADE APLICADA
O processo de aperfeiçoamento cristão passa, biblicamente, por obedecermos e nos sujeitarmos aos pastores constituídos por Deus para cuidar da Sua Igreja.
TEXTOS DE REFERÊNCIA
Hebreus 13
7 Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver.
8 Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente.
9 Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas, porque bom é que o coração se fortifique com graça, e não com manjares, que de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram.
17 Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria, e não gemendo, porque isso não vos seria útil.
LEITURAS COMPLEMENTARES
Segunda-feira – At 9.15
Paulo: escolhido para pregar o Evangelho.
Terça-feira – Rm 13.1
Toda autoridade é constituída por Deus.
Quarta-feira – Ef 4.11-12
Cristo quer o aperfeiçoamento do Seu Corpo
Quinta-feira – I Ts 5.12-14
Devemos ter estima pelos nossos pastores.
Sexta-feira – Hb 13.7
Devemos nos lembrar dos nossos pastores.
Sábado – Hb 13.17
Devemos obedecer aos nossos pastores.
INTRODUÇÃO
Ao abordarmos a temática da relevância da liderança na Igreja, precisamos antes compreender que ela não se resume apenas a um cargo. Trata-se de uma vocação e um chamado divino (II Tm 1.9).
I – A BÍBLIA E A LIDERANÇA CRISTÃ
A fonte de toda liderança cristã é o próprio Deus. Toda autoridade é constituída por Ele (Rm 13.1), seja por Sua vontade soberana ou permissiva. Por esta razão, a Igreja deve reconhecer e honrar aqueles que a presidem e lideram.
1. O papel do líder na Igreja a exemplo de Jesus. Cristo estabelece na Igreja homens vocacionados e comissionados por Ele para cooperar para o aperfeiçoamento de todos os santos, a fim de que todos sejam dinâmicos e frutíferos em seus respectivos ministérios (Ef 4.11-16) . Por isso, o apóstolo Paulo escreveu: “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo” (Ef 4.11-12).
2. O perfil bíblico de uma liderança cristã. O líder cristão precisa ter sua identidade fundamentada no amor de Deus e manter um relacionamento permanente e íntimo com o Senhor Jesus Cristo, que é a “Cabeça” da Igreja (Ef 5.23). Existem algumas qualificações que são indispensáveis a um líder e precisam ser cultivadas. A lista pode ser imensa: competência técnica, espírito de decisão, inteligência, conhecimento, sabedoria etc. Porém, o mais relevante é ter o perfil e as qualidades de Jesus: líder amoroso; líder servo; líder íntegro; líder corajoso; líder zeloso, líder fiel e líder focado em sua missão (Jo 2.13-22; 8.46;13.1;13.12- 17; Mt 23.13-36; 26.39; Lc 9.18-22).
3. Vocação e chamado para a liderança. O chamado divino para o santo ministério é um requisito imprescindível na vida de quem deseja tal posição de tamanha responsabilidade, diante de Deus e dos homens. O apóstolo Paulo escreveu: “se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja”: Contudo, precisa ter um procedimento digno e coerente com ela, dentro e fora da Igreja (I Tm 3.1-7).
II – O CHAMADO VOCACIONAL DOS MEMBROS DA IGREJA
Todos nós fomos chamados à Grande Comissão, instituída por Jesus, uma vez que Ele mesmo ordenou: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16.15). Por certo, todos os salvos foram chamados com uma missão e vocação: ser ganhadores de almas.
1. O chamado específico. A despeito do chamado evangelístico, comum a todos os que aceitam a Cristo como Senhor e Salvador, há também aqueles chamados específicos. Na Bíblia encontramos chamados específicos para alguns homens: Abraão foi chamado por Deus para uma grande obra (Gn 12.1); Moisés foi chamado para uma grande missão (Êx 3.10); Samuel foi chamado ainda bem jovem para uma tripla função: sacerdote, profeta e juiz (I Sm 3.1, 3-4); Davi foi chamado por Deus para ser rei (I Sm 16), Paulo foi chamado independente da sua vontade para pregação do evangelho aos gentios – obra missionária (At 9-28).
2. A variedade de membros e de funções. A Igreja do Senhor, como um Corpo, necessita de uma variedade de membros e funções para desenvolver- -se e manter-se funcionando bem: pastores, evangelistas, missionários, presbíteros, diáconos, auxiliares, professores, porteiros, visitadores, líderes de departamentos, homens, mulheres, crianças, adolescentes, jovens e muitos outros. Todos são “obreiros” e colaboradores da obra de Deus. Cada crente tem o seu trabalho que é determinado pelo Senhor’; e é um privilégio receber dEle uma tarefa específica (Jo 15.16; Ef 4.15-16). Saiba que quando é Deus quem chama, Ele o faz de forma inconfundível: “(…) Atenta para o ministério que recebeste no Senhor, para que o cumpras.” (Cl 4.17).
3. A relevância da liderança na Igreja. Com o propósito de que a salvação continuasse a ser anunciada, Cristo escolheu doze homens e os capacitou a dar sequência à missão por Ele iniciada. Do mesmo modo, a Igreja na atualidade precisa de líderes capazes de conduzi-la nesta missão. Deus continua a escolher e chamar homens, capacitando-os para a Sua obra. A escolha divina não se baseia na habilidade que alguém possa ter. O Senhor, segundo a Sua soberania, escolhe e capacita os escolhidos (At 1.8; 9.15-16; II Co 3.4-6; Fp 3.4-11).
III – DEVERES DOS LÍDERES E RECONHECIMENTO DA IGREJA
Encerrando esta lição, é salutar enfatizar alguns deveres por parte dos líderes cristãos e a recomendação bíblica quanto a algumas posturas dos membros da Igreja em relação àqueles que foram designados pelo Sumo Pastor para pastorear o Seu rebanho, os quais hão de prestar contas (Hb 13.17).
1. Reconhecimento ao trabalho. O apóstolo Paulo orienta os discípulos de Cristo em Tessalônica (I Ts 5.12-13) sobre a necessidade de “reconhecer” (“cuidar de, interessar-se por”) os que se esforçam no trabalho, aqueles que foram constituídos pelo Senhor para guiá-los, ensiná-los e aconselhá-los. A recomendação apostólica é que tais líderes sejam tratados com a mais alta estima, com o maior respeito e amor. Agora notemos como encerra o argumento ou motivo, a razão apresentada por Paulo: “por causa da sua obra” (por causa do trabalho que fazem). Não é por causa do temperamento, da oratória, do sorriso, da aparência física, da formação acadêmica, da influência social ou eclesiástica, dos dons naturais. A base é a tarefa espiritual que receberam Daquele que é a cabeça da Igreja para desempenhar em favor da Igreja de Deus.
2. Obedecer aos líderes. “Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles” (“Obedeçam e sigam as suas ordens” – NTLH; “Obedeçam e submetam-se à autoridade deles” – NVI) [Hb 13.17]. Só é possível estas atitudes pela ação do Espírito Santo na vida de cada membro do Corpo de Cristo. Não é somente em nossos dias que surgem no meio do povo de Deus aqueles que resistem obedecer e se submeter à liderança constituída. Vide Números 16.3, 12 e 3 João 9-10. Mesmo com as determinações bíblicas e os exemplos de insubordinação ao longo da história, ainda há os que resistem serem pastoreados, ensinados, admoestados, disciplinados na Igreja. Contudo, os princípios bíblicos permanecem. Mesmo num contexto de manifestações dos dons espirituais, os princípios da sujeição, decência, ordem e liderança
permanecem (I Co 14.32-33,36-37,40).
3. Deveres dos líderes. Quanto aos deveres dos líderes cristãos, além dos textos mencionados nos subtópicos anteriores, acrescentamos as recomendações do apóstolo Pedro quanto aos deveres dos que tinham a missão de cuidar do rebanho de Deus (I Pe 5.1-4). É crucial que cada membro do Corpo de Cristo envolvido na obra de Deus em uma Igreja local e ingresse no ministério ou almeje ou esteja se preparando, esteja bem consciente do que a Bíblia revela sobre as responsabilidades: trabalhar para o bem-estar da Igreja, ensinar, aconselhar, advertir, vigiar quanto aos perigos para o rebanho do Senhor, ser exemplo para o rebanho, dentre tantos outros. “Procure cumprir bem a tarefa que você recebeu no serviço do Senhor” (Cl 4.17 – NTLH).
CONCLUSÃO
Um legítimo chamado divino nunca deve ser entendido como um ato da vontade humana. Devemos reconhecer que, assim como Cristo escolheu doze homens para dar continuidade à missão de evangelizar o mundo, hoje levanta líderes capazes de conduzir a Igreja nesta mesma missão.
Postado por: Pr. Ademilson Braga
Fonte: Editora Betel